HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #04 - JESUS E A HOMOSSEXUALIDADE

por Adventista Subversivo

Jesus apresentou conceitos espirituais inovadores para aquelas comunidades acostumadas aos rígidos ditames da Lei Mosaica. Uma das provas de que os Evangelhos não condenam a "homoafetividade" é o fato de Jesus nunca ter dito nenhuma palavra contrária para tais relações. Antes, Jesus reconhece a existência de uma diversidade.



Dentre os textos mais reveladores, temos o relato de Mateus 19.3-12. Questionado sobre uma situação de casamento, relacionada ao divórcio, Jesus demonstrou sabedoria ao não cair na armadilha dos fariseus. Logo em seguida, questionado pelos discípulos, Jesus reconhece alguns pontos da diversidade sexual de sua época:

10) "Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. 11) Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. 12) Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos, por causa do reino dos céus. Quem pode receber isto, receba-o.” (ACF)

Nesse texto, Jesus afirma que nem todos estão aptos para receber o conceito do casamento heterossexual indissolúvel (v.11). Em seguida, Cristo explica três razões para isso:

  1. há eunucos de nascença; 
  2. há eunucos que foram feitos pelos homens; e 
  3. os que se fazem eunucos pelo reino de Deus, ou seja, os celibatários. 

Dessa lista, apenas no terceiro caso Jesus usou o termo de maneira metafórica, figurada. O que mais interessa a esse estudo é a primeira acepção, ou seja, os eunucos de nascença.

Comumente, os eunucos eram homens intencionalmente castrados para servir nos palácios, principalmente na função de guardar as mulheres sem que pudessem oferecer algum risco sexual a elas. Era imprescindível que os monarcas tivessem a certeza da paternidade dos filhos a fim de que a sucessão real fosse legítima e reconhecida. Exatamente por isso, os eunucos eram respeitados e dignos de total confiança, e em alguns momentos a Bíblia se refere a eles como oficiais da corte (Atos 8.27).

No hebraico e no aramaico (língua falada por Jesus) não havia uma palavra específica para designar os homossexuais, mas estudos indicam que o termo eunuco era TAMBÉM empregado para se referir aos homossexuais masculinos.

O judaísmo conhecia apenas duas categorias de eunucos: Os ‘feitos pelo homem’ (em hebraico sãrïs 'ãdhãm) e aqueles que nasceram congenitamente incapazes ou sem libido (instinto e desejos sexuais) chamados de ‘natural’ ou ‘eunuco do sol’ (em hebraico sãrïs hammâ).

Dentre as características para se identificar um eunuco de nascença, o Talmude (é uma série de escritos judaicos que compreende as discussões rabínicas sobre a ética, a lei, os costumes e a história do Judaísmo) cita os modos frágeis, pouca barba, a suavidade do cabelo, da pele e a voz efeminada.

Nenhum dos seus testes envolve a verificação da presença de defeitos anatômicos nos órgãos reprodutores. Inclusive, tais eunucos eram associados comumente com o desejo homossexual.

Não estou dizendo que "eunuco" é a MESMA coisa de "homossexual", mas que o princípio espiritual aplicado por Jesus à respeito de uma diversidade sexual, se aplica de forma similar nos casos dos que nascem, tanto eunucos como homossexuais. Ou seja, pessoas que não podem "receber" o conceito do casamento heterossexual.

Por que haveria Jesus de dizer: "Nem todos podem receber esta Palavra, mas só aqueles a quem foi concedido"? E ainda reafirma concluindo: "Quem pode receber isto, receba-o".

Se Ele estivesse referindo-se apenas aos adultos estéreis, aqueles que não tinham filhos do casamento, não haveria a necessidade de fazer a ressalva de que poucos compreenderiam Suas palavras.

Ou seria, já que a infertilidade era sempre num primeiro momento atribuída à da mulher?

Não, porque quando a mulher era estéril, era dado ao homem o direito de ter outra mulher. Significa, então, que era do conhecimento de todos que existiam homens estéreis, e não haveria necessidade de ressalvas.

Jesus tratou o assunto com uma cosmovisão macro do conceito da diversidade sexual existente.

[Obervação]

Não há, na Bíblia, nenhuma só vez as palavras: homossexual, lésbica ou homossexualidade. Todas as Bíblias que empregam estas expressões estão erradas e mal traduzidas. A palavra homossexual só foi criada em 1869, reunindo duas raízes linguísticas: Homo (do Grego, significando "igual") e Sexual (do latim). Portanto, como a Bíblia foi escrita entre 2 e 4 mil anos atrás, não poderiam os escritores terem usado uma palavra inventada só no século passado.

A prática do amor entre pessoas do mesmo gênero, porém, é muito mais antiga que a própria Bíblia. Há documentos egípcios de 500 anos antes de Abraão, que revelam práticas homossexuais não somente entre os homens, mas também entre deuses Horus e Seth. Segundo o poeta e escritor Goethe, "a homossexualidade é tão antiga quanto a humanidade".

Certamente, cada tempo com sua experiência singular, mas com o mesmo direcionar de desejo: o igual. [Fim da Observação]


O que Jesus condenou, sim, foi a dureza de coração, a intolerância dos fariseus hipócritas, a crueldade daqueles que dizem Senhor, Senhor!, mas esquecem da caridade e do respeito aos outros (Mateus, 7:21). E foi o próprio Messias quem deu o exemplo de tolerância em relação aos "desviados", andando e comendo com prostitutas, pecadores e publicanos.

Jesus declarou explicitamente:

"Filhinhos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e tudo o que é amor é nascido de Deus e conhece a Deus" (I João, 4:7).

Não estou falando de promiscuidade, prostituição, perversão, pederastas e afins, estou abordando o amor. E quando alguém se apaixona e ama outro (a) do mesmo sexo?

No próximo estudo, falaremos sobre as passagens das cartas de Paulo que. aparentemente, abordam o assunto.

Bom debate!

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