PÁSCOA DA LIBERDADE

por David Petar

Confesso que é um pouco estranho desejar "Feliz páscoa!", como se fosse um cumprimento ou até uma forma de dizer " bom final de semana". O fato é que a páscoa move multidões de pessoas, algumas que trabalham para comércio e fazem os mais belos ovos de chocolate, tem aqueles que compram os ovos, pescadores neste período tem o ápice de suas vendas, o parente distante que vem te visitar, atores que ensaiam semanas para fazer o teatro da crucificação de Jesus e cristãos e cristãs de todo o mundo se movimentam na chamada semana santa.


Sabemos o significado da páscoa para os cristãos, sendo ele interpretado por diferentes pessoas de diversas formas e hoje queria refletir sobre um dos significados, sendo ele, a Liberdade.

Uma das primeiras vezes em que a páscoa foi comemorada, foi quando os Hebreus se libertaram do Egito, de um regime escravocrata, que escravizava não só a  mão de obra através da exploração, mas também os costumes e crenças. A libertação deste povo se chamou êxodo que significa SAIDA, saída da escravidão e exploração. Ao longo do tempo Yeshua (Deus) mostrava a todo momento que estava ao lado do povo, povo oprimido, povo escravizado, povo que enfrentava diversos problemas no dia a dia, mas mesmo assim a mão dEle estava sobre eles, guiando passo a passo do andar dessas pessoas. " Seja forte e corajoso(a) "  (Josué 1;09) eram as palavras de Deus para o povo, pois os desafios seriam muitos e deveriam resistir no deserto da vida.

A segunda vez que ouvi falar em páscoa, foi quando um menino da periferia de Nazaré se tornou homem, não no sentido gênero da palavra, até porque aquele menino tinha características que hoje encontramos em mulheres ( como força, amorosidade, compressão, luta, mudança, perseverança e por aí vai), mas homem no sentido adulto. Esse menino, filho de uma jovem mãe, tinha no seu nome o significado da salvação. Ser que era Humano e Deus ao mesmo tempo, revolucionou a história da humanidade. Eu poderia dizer " Deus amou ( a mulher, homem, negro (a), branco(a), indígena, analfabetos (as), gays, transsexuais, héteros, conservadores, revolucionários (as), doutores (as), pobres, místicos, cristãos, ateus, espíritas e todo o mundo) de tal maneira que deu seu único filho, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna. (João 3:16).
Liberdade, páscoa é liberdade, páscoa é amor, também é sangue e dor, pois o "castigo que nos trás a paz estava sobre ele", e quando eu falo ‘’nos’’ é todos(as) nós, sem distinção e uma ou um. Jesus morreu, mas só a morte não bastava, ele então ressuscitou e assim como a vida dele foi devolvida por ele mesmo, a nossa vida espiritual nasceu naquele momento e o mal foi derrotado. Não aceite não ter paz, não aceite os castigos que essa sociedade impõe, o mal nos rodeia tentando a todo momento tirar a Liberdade conquistada na páscoa, nos cerca de preconceitos, dores e sentimentos de impotência. Somos livres, verdadeiramente livres para lutar, amar e principalmente ser amado por aquele que por nós morreu e ressuscitou!

Feliz Êxodo!
Feliz Liberdade!
Feliz Páscoa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

Ele toma nota de cada uma das suas lágrimas.

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER