O OUTRO CASAMENTO ADVENTISTA


por Laura Wibberding

Quando conheci Jim, achei que ele era um pouco estranho, com um corte de cabelo desatualizado (ele afirma que ainda estava em grande estilo) e costumes diferente. Ele pensou que eu era idiota, pulando de um carro ainda em movimento para (em voz alta) cumprimentar um amigo. Trabalhamos juntos naquele verão, em um programa para jovens que vendia livros de porta em porta [colportagem]. Fiquei impressionado, como o conheci, com sua profundidade e coragem moral. Ele afirma que gostou das minhas pernas - ah, e da minha bondade.



Achei que sabia, aos 18 anos, no que acreditava sobre o casamento cristão. Eu acreditava que acreditava em algum nível de liderança masculina no lar, que algum dia haveria decisões terríveis que não poderiam ser tomadas sem um voto de desempate. Eu acreditei, não porque fazia sentido para mim, mas porque alguém me disse que era isso que os textos da Bíblia significavam.

No nosso casamento, quatro anos depois, a palavra "obedecer" não apareceu em nossos votos. Nós nos casamos e, apesar do que pensávamos acreditar, continuamos o casamento como uma parceria. Como todo casamento funcional que conhecemos, discutimos, negociamos e comprometemos. E nunca encontramos essa escolha proverbial que precisava de uma pessoa para anular a outra.

No entanto, conhecemos um casal que praticava a verdadeira liderança. São pessoas boas, mas fiquei perplexo no dia em que jantamos na casa deles. A conversa entrou em um tópico sobre o qual eles deveriam ter discordado. A esposa começou a dizer algo e o marido interrompeu. Ela começou a protestar, e ele a olhou, e ela parou abruptamente e olhou para baixo. De alguma forma, a conversa estranha se recuperou. Percebi então que era isso , e não o modelo de voto de desempate que era a verdadeira liderança masculina. Eles eram um casal amoroso, criando filhos saudáveis. Mas eles não eram um casamento com o qual o meu se pareceria.

Quando nos casamos há 15 anos, eu estava pronto para admitir que não acredito em nenhuma forma de liderança masculina fundamental e eterna. Foi quando o debate sobre a ordenação de mulheres me levou a lidar com os textos, em defesa da igualdade na igreja. Cheguei à conclusão de que nem Pedro nem Paulo, conversando com cristãos perseguidos do primeiro século em um mundo hostil onde homens e mulheres eram legalmente desiguais, não estavam dando um princípio eterno de superioridade masculina. Pelo contrário, o fato de dizerem às mulheres para cumprirem seus papéis socialmente designados, da mesma maneira que aconselham os escravos, provavelmente significa que essas mulheres perceberam o que o evangelho significava para sua liberdade. Agora que vivo em um mundo moderno, em um país que afirma que todos somos "criados iguais", não.

Casei-me com um homem que queria um parceiro para lidar com a vida, não dependente de liderar e administrar. E me sinto mal por esse outro homem - aquele que tem que carregar o fardo de governar toda a sua família, sozinho. Quando as crianças choram, as contas enormes e os horários incontroláveis ​​chegam, quão solitário deve ser não compartilhar a tarefa com alguém que possa assumir a responsabilidade como igual.

E eu entendo o quão atraente é o pensamento de um forte líder masculino. Jim é um líder forte. Mas sou sua parceiro, não seguidor, e não preciso ser subordinado para fortalecê-lo. Porque agora sei o que acredito sobre o casamento cristão.

Acredito que duas pessoas possam trabalhar juntas sem que uma seja responsável pela outra. Acredito que a maior intimidade, a mais verdadeira unicidade, acontece entre pessoas que se encontram como iguais. E acredito que um vínculo de amor, e não de posição, exibe melhor a imagem de Deus.

Este é o outro casamento adventista. Porque no final das contas, eu também acredito nele - o cara com menos cabelo do que o dia em que nos conhecemos, mas a mesma coragem moral. Eu confio nele. E ele confia em mim. Viva o casamento.



Originalmente publicado: http://www.theotheradventisthome.com/2017/03/the-other-adventist-marriage.html?m=0&fbclid=IwAR1wEvRTO23PT8GnzKhnqdnBRS3FFY9H_c6mE6y0bIh33hTQpVnBlbtkf7s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER