O que é e como tratar da anorexia infantil



Quando ouvimos a palavra anorexia a primeira imagem que pensamos é de uma mulher extremamente magra que chegou a esse ponto em uma busca exagerada pelo “corpo perfeito”, certo? Mas sabia que existe outro tipo de anorexia que atinge crianças pequenas e tem motivos bem diferentes.

O psiquiatra, Dr. Wilson de Campos Vieira explica que a anorexia infantil pode começar a ser desenvolver no primeiro ano de vida da criança, quando o bebê recusa a comida e os pais forçam. “As crianças pequenas têm o apetite mais sensível mais sensível, as vezes é normal que elas percam o apetite. Os pais não devem forçar.”

O psicanalista explica que a doença pode aparecer quando o ato da criança rejeitar comida  e os pais forçarem se torna um ciclo. “A criança lembra-se da tortura que passou, quando não teve vontade de comer e foi forçada, e perde ainda mais o apetite.”

Na infância o problema é facilmente reversível. De acordo com Dr. Wilson, com acompanha mento pediátrico, em cerca de 15 dias, deixando a criança comer somente quando e como quiser, ela perde as lembranças ruins e volta a ter uma relação boa com a comida.

O principal problema aparece quando a doença não é detectada e tratada na infância, já que na vida adulta ela pode se espalhar para diversos outros aspectos e exigir tratamento psiquiátrico. “Tenho pacientes que começaram com a anorexia infantil e hoje enfrentam diversos problemas, já que se espalhou para tudo na vida. A pessoa se sente como se tudo o que fosse sugerido estava sendo imposto, obrigado, e isso gera uma grande dificuldade de relacionamento. Por exemplo, alguém sugere um horário para ir ao cinema e a pessoa que sofre com o distúrbio sente como se tivesse sendo obrigada a fazer aquilo, quando na verdade foi apenas uma sugestão e acaba brigando sempre e não conseguindo levar a vida normalmente.”

Veículo: Expresso MT, em 03/09/2009

*Extraído da revista Estações de Saúde (Verão), 2012, da coluna Ação Psicológica. Imagem também extraída da revista.

O que me móvel a postar esse artigo é que no verão as pessoas e principalmente crianças não sentem muito apetite, e os pais ou que cuida da criança acaba forçando a criança a comer, e podendo levar a criança a gerar um trauma ou até mesmo a anorexia infantil. Fique atento (a)!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER