A CRISE DE IDENTIDADE ADVENTISTA

por Laura Wibberding

Normalmente não acompanho política, mas ultimamente meu padrão de cabeça-de-pedra não tem funcionado para mim. De fato, para não notar a turbulência sobre o novo presidente americano, não basta enfiar a cabeça debaixo de uma pedra. Você também tem que pegar a pedra e jogá-la na cabeça várias vezes. Qualquer que seja sua posição política, deve ficar claro que temos pessoas com ideias diferentes sobre quais são nossos problemas e, como tal, não vamos concordar com as soluções. Portanto, temos pessoas assistindo seus líderes (ok, um líder) abordando uma realidade que eles não compartilham, tomando ações que não podem tolerar.



Eu conheço o sentimento - descrença, raiva, mas principalmente desamparo. Tive todos esses sentimentos no outono passado[2016], esperando e assistindo ao Concílio Anual da Associação Geral. Eu pude ver os líderes da igreja (muitos deles) lidando com uma ideia completamente diferente de quais são nossos problemas. Para mim, ficou claro que os problemas eram institucionalismo artrítico e falha na aplicação de nossos valores a nossas práticas de trabalho. Mas para eles, era simplesmente uma insubordinação surpreendente. A questão, é claro, era ordenar mulheres que pastoreavam. E a resposta deles foi quase a que foi chamada de "nuclear", o desmantelamento administrativo das entidades ofensivas. Embora, por uma questão de unidade, (ou talvez para colocar as políticas em ordem primeiro) o processo de pressionar o botão tenha sido estendido para o próximo ano.

Não sei como foi para você, se você estava assistindo, mas para mim foi uma espécie de crise de identidade. Eu me senti à deriva, alienada da minha denominação, cujas escolhas e prioridades eu não conseguia mais reconhecer. E, embora a crise esteja atrasada, lembro-me de percorrê-la - longas caminhadas com Jim quando eu tinha outro trabalho a fazer, imaginando o que faríamos conosco se a denominação implodisse. A contemplação sóbria de quanto da minha identidade estava ligada à igreja - minha infância, minha educação, minha vida social, todo meu tempo de voluntariado.

Então, estive pensando novamente sobre como superar os tempos instáveis, porque tenho certeza de que mais e maiores provavelmente estão à frente. Algumas âncoras me deram um fundamento para minha identidade e me trouxeram para o outro lado, o lugar onde eu posso viver nessa realidade.

1. Alimente o ser humano. Nós ainda somos humanos. Se as grandes construções da minha vida estavam fora de controle, as fundações ainda estavam lá. Saí e olhei para o horizonte. Certifiquei-me de que meus olhos ficassem verdes sempre que possível. Alimentei meus sentidos, coisas simples como cores e sabores. Fiz questão de notar quando as crianças eram engraçadas ou insuportavelmente fofas.Lembrei-me de que estava feliz. A alegria da vida não é controlada pelas pessoas de terno nas reuniões. O centro da sua alma ainda é o ser humano que Deus criou, entre outros propósitos, para ver, tocar e provar a maravilha da vida.

2. Alimente o cristão. Eu precisava que minha fé fosse sobre outra coisa, algo além da igualdade de gênero, tão vendido quanto eu na ideia. Eu estava cansado de lutar e doente de decepção. Sentei-me com o mero cristianismo de C. S. Lewis e outros trabalhos semelhantes. Ouvi novamente temas simples da minha fé e descobri que eles são maiores do que eu me lembrava. Às vezes esqueço, distraído com outras idéias. Mas acontece que a criação e a redenção ainda são suficientes para alimentar, curar e encher o coração humano.

3. Viver localmente, duvidei da minha denominação, mas nunca tive que duvidar da minha congregação local. Eu percebi, em retrospectiva, que estava cometendo o mesmo erro que muitas pessoas cometem - acreditando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia está centrada em Silver Spring, Maryland, e não na igreja local. E sei que nem todos têm a mesma sorte de ter uma família da igreja que parece "sua tribo".Mas todos nós temos uma tribo. Pertencer não pode ser feito por números, a longa distância. É aceitável - e até preferível - encontrar sua comunidade mais perto de casa.

Então, talvez a crise de identidade adventista de 2016 tenha sido boa para mim, porque me forçou a voltar ao fundamento de minha identidade. Afinal, não posso ser um boa adventista do sétimo dia, a menos que seja primeiro uma boa ser humana, cristã e membra de uma comunidade local.

Tenho certeza de que haverá uma crise de identidade adventista de 2017 [todos os anos existem crises novas], e provavelmente será uma loucura. E como membro apenas de uma igreja local, sei que terei exatamente zero influência sobre ela. Não sei o que acontecerá com a denominação, mas tenho uma palavra a dizer sobre o que acontece comigo agora. Porque tenho uma identidade, tenho certeza. E eu rezo para que você também.

ORIGINALMENTE PUBLICADO: http://www.theotheradventisthome.com/2017/02/the-adventist-identity-crisis.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER