O OUTRO DESCANSO SABÁTICO

por Laura Whibberding

Então nós conseguimos - meus dois filhos mais novos acabaram de ser promovidos da classe rol na igreja para o Jardim. Estou aliviado, principalmente porque não preciso ficar na classe com eles agora, mas também por causa do Tema do Sábado. Talvez você saiba disso - a programação em que as crianças aprendem sobre como cozinhamos e limpamos na sexta-feira e depois temos o dia de sábado perfeito. Eu já participei desse programa com três filhos agora. Por um lado, é bom cantar as músicas e imaginar uma casa perfeitamente limpa e todas as atividades idílicas do sábado. Por outro lado, não posso deixar de pensar que minha igreja está oficialmente ensinando aos meus filhos que estou falhando. Temos o outro descanso do sábado.



É assim que um verdadeiro sábado é para nós:

sexta à noite- É janeiro, então o sábado começa no jantar - sopa e pãezinhos. Como a maioria das refeições, é barulhento e barulhento, mas para o sábado, temos uma estratégia. Jim toca música de louvor em seu telefone e a transmite pela TV. Não posso dizer que necessariamente acalma as crianças, mas pelo menos dá a sensação de algum tipo de ordem e significado acima do caos. Isso me ajuda, se mais ninguém.

Fiz algumas limpezas de casas esta semana, e, à medida que escurece lá fora, tento me concentrar nos tapetes recém-aspirados e não olho atentamente para o chão sob a mesa da sala de jantar.

Também acendo uma vela. Lembro-me de meu pai fazendo isso quando eu era criança. Lembro-me de quando nos casarmos, quando podíamos criar a experiência do pôr do sol que queríamos. Agora, trata-se principalmente de colocar uma espécie de giro do sábado no caos diário.

Hora de dormir - O aceno para a hora de dormir para o sábado é que acrescentamos um pouco de canto à história para os mais novos. Adoro a sensação de paz depois que as crianças estão todas na cama, mas não vou gostar por muito tempo. Sem o entretenimento ou o trabalho de sempre, adormeceremos cedo. Esta é uma das melhores partes do sábado - descanso real.

Manhã - Às 6:30, os relógios iluminados dos gêmeos ficam verdes, tornando-se oficialmente manhã e hora de acordar. Eu me visto e me maquio antes de descer para o café da manhã - não quero repetir a semana passada, quando percebi no caminho para a igreja que havia esquecido a maquiagem.

O café da manhã é cereal, por conveniência, mas adiciono salsicha vegetariana como um privilégio no sábado. Enquanto espero o comedor lento terminar, pego uma mistura na despensa e faço um bolo de migalhas para a classe dos adultos da Escola Sabatina de Jim. Aceitei que essas coisas não serão todas feitas na sexta-feira.

J (4 anos) quer usar a gravata que recebeu como uma mãozinha. Não posso deixar de sentir que estamos deixando de transmitir nossos valores, pois encontro uma camisa de botões e o ensino a enfiá-la. Uma vez vestido, ele anuncia que vai pregar hoje.

Jim sai primeiro, para conversar com o coordenador de do culto, montar sua classe e geralmente estar lá para resolver os problemas das pessoas antes do início dos cultos. Coloquei Veggie Tales enquanto empacotava a Bolsa do Sábado com lanches e entretenimento para a igreja.

Na igreja ... Depois que deixo os gêmeos na classe, estou livre. Ish. Ainda não descobri o que fazer com a minha liberdade. Eu poderia ser professora associada como para as classes das crianças. Mas hoje eu preciso de tempo para outras coisas. Caço papel e faço fotocópias para uma folha de inscrição no saguão e depois vou para uma pequena reunião que acaba preenchendo o resto do tempo da Escola Sabatina.

Sinto falta do final da classe dos meus filhos, então tenho que encontrar os mais novos e levá-los ao banheiro, um de cada vez, e entramos no culto um pouco tarde. J quer ver os lanches imediatamente. Não tenho vergonha dos lanches da igreja. Eles vão almoçar pelo menos uma hora depois do horário habitual, provavelmente mais, e passam esse tempo em público. Eu farei o que puder para nos manter sãos e cívicos.

Durante o tempo de louvor, A. quer ser segurada porque estou de pé. Eu não me importo, porque isso me dá uma desculpa para saltar com a música. Ficarei totalmente perdida quando não tiver mais um filho como desculpa. Cerca de 8 minutos depois do sermão, uma das crianças de 4 anos anuncia uma séria necessidade do banheiro, então perdemos o meio da mensagem para o que acaba sendo um alarme falso. Volto a tempo de descobrir que a ilustração final de Jim é a primeira vez que eu o beijei. Eu costumo associar essas coisas antes do tempo, então estou duplamente surpresa, mas pelo menos ele sempre me faz parecer bem.

Depois da igreja - eu levo as crianças para casa e as alimento, mas Jim tem que ficar depois para um seminário de adoração. Almoçamos com as roupas da igreja, principalmente porque é tão tarde que não quero atrasar a refeição o tempo suficiente para mudar. J joga migalhas de bolo no chão, e decido que é urgente o bastante varrer no sábado, mesmo sem a companhia de vir, para evitar rastreá-los pela sala de jantar.

Quando a comida é limpa, e finalmente estou arrumado, me ocorre como estou cansada. É hora de Veggie Tales novamente. Quando chegar o verão, passaremos essas tardes em caminhadas na igreja, na esperança de convencer nossos filhos de que o sábado não é ruim. Mas, por enquanto, sou grata por puxar um cobertor sobre mim na poltrona e deixar os pequenos subirem no meu colo. Eles não ficam quietos o tempo suficiente para dormir de verdade, mas eu fecho meus olhos e lembro de gostar do fato de que eles estão lá. Isso é quase descanso de sábado.

Um tempo depois, recebi uma mensagem de Jim dizendo que ele estava indo para casa. Ele tem algumas horas para comer e se reagrupar diante do Ministério Social dos Homens esta noite. Por algumas horas, ficaremos juntos e em casa, sem nada que tenhamos que fazer. Uma pequena lacuna no tempo do sábado em família. Podemos não replicar as músicas da Escola Sabatina, mas conta. E é o suficiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER