CULTO A ESPOSA DO PASTOR

por Laura Wibberding

A regra prática é: "Se a esposa do pastor faz isso, deve estar tudo bem". Tudo começou como uma piada, quando dois jovens fingiram estar chocados comigo por ter escolhido minha sobremesa primeiro na festa. Agora, é uma estratégia de sanidade.



Porque o culto à esposa do pastor é real, não importa o quanto eu tente negar. As expectativas mudam de forma e intensidade de um lugar para outro, é claro. Mas está sempre lá.

No sul, quando Jim ainda era um estudante ministerial, pregava como convidado e ainda estávamos namorando, tudo começou. Lembro que o pastor o empurrou gentilmente para ficar perto da porta após o sermão, depois me guiou até eu ficar ao lado dele.

No noroeste rural da Pensilvânia, um membro da reunião da comissão sugeriu a realização de uma escola de culinária vegetariana, e todos os olhos à mesa se voltaram para mim, de 23 anos.

Lembro-me de me desculpar com um membro da região da Filadélfia que mantinha um rancor feroz contra mim. Aconteceu que meu crime foi que, quando ela trouxe sua neta dolorosamente tímida para a Escola Sabatina, eu (não a professora, apenas em sala de aula com minha própria criança) não havia abordado a criança e tentado atraí-la.

E não importa para onde vamos, sempre sou pega pelo quão surreal é estar entrevistando um cargo para o qual não estou me candidatando.

Eu tenho uma coleção de livros de conselhos para as esposas de pastor. Eu os reúno em parte por humor e em parte por curiosidade. Adoraria encontrar um dia um livro dirigido aos maridos das pastoras, dizendo- lhes como eles deveriam se vestir e se comportar e cumprir suas muitas obrigações sociais, mas acho que ainda não existe. Gostaria de ver se ele inclui um capítulo sobre como usar um único traje para parecer um guarda-roupa inteiro ou ensinar aos jovens diáconos sobre manutenção de edifícios e cuidados com o gramado. Ou lidando com membros que os criticam pelo comportamento de seus filhos.

Recentemente, o pastor associado de nossa igreja se casou e, pela primeira vez, eu não era mais a única esposa do pastor. Fiquei maravilhada com a experiência, mas também me vi presa, como todos aqueles escritores de livros à minha frente, imaginando o que dizer a ela, como devo aconselhá-la sobre a vida em que ela estava entrando, de olhos abertos. Fiz discursos, nunca proferidos, na minha cabeça. Eles foram mais ou menos assim:

você define o que significa ser a esposa do pastor. Isso porque a esposa do pastor é, de fato, você. Não existe um modelo ideal de esposa de pastor por aí, não importa o quanto ela apareça na cabeça das pessoas (e às vezes na nossa). Existe apenas nós.

E a vida do aquário não é tudo o que foi feito. É verdade que as pessoas notarão você - elas notarão, e um número irritante delas terá uma opinião sobre você, mas nem tudo será a mesma opinião. E eu descobri, depois de todos esses anos, que o que eles mais notam é se você os observa ou não.

Goste ou não, justo ou não, há uma mística concedida à família do pastor. Você é uma celebridade muito pequena, quer o trabalho lhe agrade ou não. Então, o que você pensa deles (ou o que eles acham que você pensa) geralmente determina o que eles pensam de você. Se você os notar, lembre-se de seus nomes, cumprimente-os no saguão, pergunte sobre os membros da família ou os problemas com os quais conversaram com você da última vez, eles geralmente não encontrarão muito o que criticar. De fato, você descobrirá que tem o poder de valorizar as pessoas apenas com sua notificação. E se esse tipo de coisa não é seu presente (não é meu), você simplesmente se atrapalha, como todos nós.

O culto é real. É um fardo e uma bênção. Mas não precisa ser uma maldição. Não é uma jaqueta reta, e você não deve permitir que ela prenda você, ou faça de você algo que não é. Em vez disso, faça o que eu faço. Quando você se deparar com uma escolha ambígua, não saiba se algo está bem ou não, basta perguntar-se o que a esposa do pastor faria. Porque se a esposa do pastor faz, deve estar tudo bem.


ORIGINALMENTE PUBLICADO: http://www.theotheradventisthome.com/2017/02/the-cult-of-pastors-wife.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER