GÊNERO DE DEUS
por Luiggi Lellis
A Igreja Adventista foi criada com o propósito de levar o conhecimento da Palavra de Deus, mas hoje em dia está cada vez mais afundada na caixinha da tradição, o que impede entre várias coisas o entendimento de Deus como amor.
Deus nunca foi homem. Ou melhor, Deus não é homem.
Precisamos entender que Deus veste a roupa do tempo para ajudar pecadores como nós compreendermos sua mensagem e a aceitarmos da melhor maneira possível.
É difícil entender como em pleno século 21, nós protestantes, que fomos criados e fundados sob o princípio de somente a escritura, nos incomodamos tanto quando alguém se refere a Deus como: Mulher, mãe, ajudadora e rainha.
Estaríamos nós seguindo algum tipo de tradição cristã oriunda dos tempos medievais? Ou até mesmo criando uma nova doutrina informal baseada em ‘achismos’ misóginos?
Johannes van Oort professor de Patrística e Estudos Gnósticos na Universidade Radboud, e na Universidade de Pretória trouxe a público em seu artigo The Holy Spirit as feminine: Early Christian testimonies and their interpretation a existência de livros de algumas igrejas da Síria do Século III que rezavam para o Espírito Santo utilizando termos femininos. Inclusive, em um de seus livros adaptados, há passagens que deixam claras as referências: Venha para nós, Mãe... venha e comunique-se conosco. Mesmo sendo outra pessoa da trindade, esse livro de rezas é um claro exemplo da ausência do sexismo em relação a Deus em uma época em que as mulheres humanas eram oprimidas.
A Igreja Adventista foi criada com o propósito de levar o conhecimento da Palavra de Deus, mas hoje em dia está cada vez mais afundada na caixinha da tradição, o que impede entre várias coisas o entendimento de Deus como amor.
Não há problema em enxergar Deus como um Ser do gênero masculino. Assim como não há problema em enxergá-lo como um Ser do gênero feminino. O problema está quando pessoas não enxergam Deus como amor. Ele, ou Ela, é um Ser transcendental que se apresentou como o “Eu sou o que Sou” (Êxodo 3:14) e como o Amor em sua mais pura essência.
Mesmo que um artista pintasse seu auto-retrato, o artista em si é muito mais do que sua arte.
Portanto, não deixe o véu do preconceito cobrir sua face, para que assim os outros possam ver Deus em você e em seus atos.
Observem os pássaros. Eles não plantam nem colhem, nem guardam alimento em celeiros, pois Sua Mãe celestial os alimenta. Acaso vocês não são muito mais valiosos que os pássaros? Mateus 6:26
Ela ficará muito orgulhosa e feliz quando suas orações por unidade e respeito chegarem até seu Santo Trono.
Ah meu Deus que matéria linda! Sucesso e muita sabedoria pra ti irmão!
ResponderExcluir