UM OLHAR ATENTO SOBRE A ORDENAÇÃO DE MULHERES #02: O FORMATO DO PROBLEMA [2015]

por Ty Gibson

Nossa Igreja está enfrentando uma severa crise que ameaça causar uma dolorosa divisão entre nós. Nesta próxima Sessão da Conferência Geral em San Antonio, Texas, uma votação será realizada sobre a questão da ordenação de mulheres. O resultado será um dos seguintes:


Um SIM autorizará cada uma das 13 Divisões mundiais da Igreja a decidir o que é o melhor a ser feito com relação à ordenação de mulheres em sua região específica do mundo, ao mesmo tempo que não obriga nenhuma Divisão, União, Associação ou igreja local a ordenar mulheres.
Um NÃO rejeitará a proposta que permite a cada Divisão decidir o que é o melhor para a sua região do mundo com relação à ordenação de mulheres. Um NÃO também será interpretado por alguns de seus defensores como uma regra universal que proíbe a ordenação de mulheres em toda a Igreja Adventista do Sétimo Dia, embora esta interpretação deverá ser contestada e debatida nos próximos anos.
As vozes proeminentes a favor do NÃO nos dizem que a Bíblia claramente proíbe a ordenação de mulheres para o ministério evangélico, e que a permissão da ordenação de mulheres implicará na infidelidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia às Escrituras e a Deus.

As vozes proeminentes a favor do SIM nos dizem que a Bíblia não proíbe a ordenação de mulheres e que, portanto, a Igreja é livre para decidir o que ela julgar melhor quando a questão for o avanço do evangelho.

Ambos os lados da questão estão empreendendo seus esforços − sem sombra de dúvidas de que com sinceridade diante do Senhor − para descobrir e seguir aquilo que a Bíblia ensinar sobre este assunto, e ambos os lados são corresponsáveis pela ameaça de divisão que a Igreja agora enfrenta.

Um resultado da votação a favor do NÃO tem o potencial de dividir a Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível denominacional, possivelmente levando à separação de algumas Uniões do restante da Igreja mundial.

Um resultado da votação a favor do SIM provavelmente não produzirá uma divisão denominacional, mas possivelmente fará com que alguns membros sintam-se obrigados a cortar seus laços com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, especialmente aqueles que entenderem que este tema é um caso de fidelidade versus infidelidade a Deus.

Para dizer o mínimo, esta é uma questão muito significativa para a nossa amada Igreja. É imperativo, em nosso esforço de seguir fielmente as Escrituras, que nós pensemos sobre a nossa decisão cuidadosamente e decidamos em nossos corações fazer aquilo que for o melhor para a glória de Deus, a unidade de Sua Igreja e o avanço do evangelho. Decididamente, eu não quero aumentar ainda mais a confusão, nem tampouco tenho interesse em advogar para qualquer dos dois lados do debate, mas eu tenho algo a dizer que eu realmente não vejo sendo dito, algo que eu acredito que seja vital e que pode fazer toda a diferença para os membros sinceros da Igreja que simplesmente desejam:

permanecer fiéis às Escrituras;
e, ao mesmo tempo, “preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”.
Avaliando as opções de voto acima, o caminho mais rápido para entender qual é o melhor a ser feito pela Igreja consiste em responder uma pergunta fundamental e imprescindível: a Bíblia endossa somente a ordenação de homens e/ou proíbe a ordenação de mulheres?

Se ela o fizer, então estaremos lidando com um problema claro de ortodoxia doutrinária e um imperativo moral, onde a ordenação de mulheres constituiria em infidelidade às Escrituras e rebelião contra Deus. Caso a Bíblia não o faça, então a Igreja deve ser livre para fazer aquilo que julgar melhor para o avanço do evangelho, e aqueles que estiverem elevando esta questão ao nível de verdade probante estão tratando como divisivo algo que a Bíblia não o faz.

Vamos dirigir-nos, portanto, à pergunta em questão, começando com um pouco de pano de fundo histórico.

Sobre o autor: Ty é codiretor de portadores da luz e pastor da Igreja Adventista de Storyline, em Eugene, Oregon. Comunicador apaixonado, com uma mensagem que abre mentes e move corações, Ty ensina sobre uma variedade de tópicos, enfatizando o amor infalível de Deus como o tema central da Bíblia. Ty e sua esposa Sue têm três filhos adultos e dois netos.

ORIGINALMENTE PUBLICADO: https://lightbearers.org/blog/um-olhar-atento-sobre-a-ordenacao-de-mulheres/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O AMOR DE DEUS

Por Dentro da Bíblia

Um Dia de Esperança

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE