NÃO CONFORMIDADE, O HOSPITAL E A ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA

por Laura Wibberding | 15 de janeiro de 2020.

Durante o Concílio Anual Adventista do ano passado [2018], meu pai estava morrendo. Soubemos que o fígado dele estava falhando em setembro e a reunião aconteceu no fim de semana em que eu voei para Portland para ficar com ele. Passei suas horas de vigília lembrando e examinando suas fotos antigas, e quando ele dormiu, sintonizei.


O dia da votação principal - aquela sobre um sistema de comitês para reforçar a conformidade na igreja mundial - eu só tenho que assistir um tempo. O coral masculino, em que meu pai havia cantado tantos anos, veio fazer um mini-concerto para ele na sala de estar. Eu assisti a transmissão ao vivo por um tempo e depois a desliguei. Por talvez uma hora, vi meu pai fracamente sensível fechar os olhos, recostar a cabeça e sussurrar as palavras junto com os outros, canções gospel antiquadas e sonhos do céu.

Quando acabou, e meu pai voltou para o quarto para descansar, a votação estava sendo feita. Minha madrasta e eu assistimos a contagem, vimos os resultados inevitáveis ​​("sim" para o plano de punir as que ordenavam mulheres como pastoras), e levei alguns minutos para republicar meu blog do ano anterior, incentivando os adventistas progressistas a ficar e faça-me companhia esperando uma política ruim. Depois voltei para as fotos. 

Ele morreu duas semanas depois. 

Há um tipo de clareza que vem com o desamparo. Não havia nada que eu pudesse fazer para influenciar a votação ou salvar meu pai. Mas não tenho dúvida de qual dessas perdas sofro mais. Como eles se uniram, é fácil ver sua importância relativa. É por isso que sei que não sou tão impotente quanto parece.

Já faz mais de um ano desde que essas coisas aconteceram. Tivemos outro Concílio Anual da Associação Geral [2019] e também foi ruim. Não era apenas a política de Conformidade novamente. Também recebemos devocionais focados nos males do café, nas emoções e no YouTube e um tesoureiro argumentando contra  a transparência financeira. ** E eu entendo se você está desanimado. Mas é importante saber que esta é a AG, não a igreja. 

A AG é uma organização mundial da igreja. Isso tem um pequeno impacto em um grande número de pessoas. Mas não é a igreja. Não alimenta os famintos ou compartilha o evangelho com o seu próximo. Não coloca o amor de Jesus nos relacionamentos humanos. Nunca foi feito para fazer essas coisas. Ele lida com dinheiro, coordena as comunicações, lida com questões legais. Mas a igreja é você. 

Você é a igreja. O adventismo do sétimo dia é feito do que acontece nas congregações locais, comunidades locais. Igreja é adoração, comunhão e servir uns aos outros. É aí que está o poder. E é isso que você faz. 

Meu pai era da igreja. Ele não tinha escritórios na igreja, mas me ensinou a linguagem da graça, e seu amor me disse que eu sou valiosa. Ele me imunizou contra o perfeccionismo. Não há comitê em nenhum lugar que possa desfazer isso. 

Da mesma forma, se escolhermos ser a igreja uma da outra, não haverá um Comitê de Conformidade que possa votar a favor. Se ensinarmos nossos filhos sobre graça, em vez de café, ninguém poderá desfazê-lo. Se amamos nossos vizinhos, em vez de criticar seus canais do YouTube, essa escolha está em nossas mãos. Uma organização mundial pode impactar muitas pessoas em pequena escala. Mas somente você e eu podemos impactá-los profundamente, de forma significativa. Esse poder ainda está em nossas mãos. 

Não sei quanto tempo durará a era da conformidade. Não sei se está piorando ou não. Mas eu sei que a igreja não é mantida refém da AG. O poder do Espírito Santo e o chamado do evangelho ainda estão aqui, em nossas mãos. A cultura da sua igreja local está próxima o suficiente para você impactar. 

Sinto falta do meu pai. * Não posso trazê-lo de volta, mas não sou impotente. Ainda tenho o presente que ele me deu e pretendo repassá-lo. 

Por enquanto, vou diminuir o volume da AG. Nunca foi feita para fazer o nosso trabalho de qualquer maneira. E eu vou fazer o que puder. Vou viver a fé da maneira que a entendo - inclusiva, incrível e libertadora. Eu espero que você também.

* Nota - meu pai teve problemas. Sua vida foi um testemunho da graça, não porque ele era tão grande, mas por causa de quanto ele precisava. Isso também foi um presente. 

** Não se preocupe - os números estavam na tela de qualquer maneira.

ORIGINALMENTE PUBLICADO: http://www.theotheradventisthome.com/2020/01/non-compliance-hospice-and-general.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER