JUMENTO

por Gustavo Chaves

Já ouviu falar sobre o Equus Asinus? Ou melhor, já ouviu falar do Jumento? Ele é “parente” do cavalo. O jumento é famoso por sua grande resistência e pode ser encontrado em praticamente todo o planeta, exceto em regiões mais frias.


Animal muito usado para serviços pesados ou até mesmo numa montada. Também usamos ele, de forma informal, para atribuir a falta de inteligência de alguém ou à uma pessoa grosseira.

Biblicamente os jumentinhos tem seu espaço. Ao contrário do que o mundo pensa, eles têm grande importância no cenário bíblico. A primeira referência que vemos na história bíblica é de Balaão em sua viagem para encontrar-se com o rei Balaque.

Nesta viagem, Balaão diáloga com seu animal! Sim, a Bíblia conta que Deus permitiu que o animal falasse. Na narrativa, vemos um diálogo quase que natural. Balaão já havia espancado ela por três vezes quando a jumenta já tinha salvo seu dono por três vezes. O Anjo do Senhor disse a Balaão que ele estava vivo por conta de sua jumenta.

Em Juízes, Sansão usou uma queixada de jumento para matar 1000 homens. Também, no livro de Zacarias vemos uma profecia messiânica revelando como seria a chegada do Redentor em Jerusalém. Cristo preferiu entrar montado num Jumento ao invés do esperado cavalo de guerra. Todos ali achavam que Jesus viria para conquistar o trono terrestre.

Naquele dia, acredita-se, que foi o melhor dia daquele Jumento. Agora ele entrava na cidade que outrora era rejeitado ou era esquecido. Todos o recebiam, agora, dando hosanas. Mas o jumentinho esqueceu de quem estava montado nele.

Jesus ao aparecer montado mostrou seu status de Rei, mas ao vim num Jumento mostrou humildade e mostrou também que seu reino é diferente dos reinos deste mundo. Enquanto os reinos daqui subvertem na corrupção e passam o Reino de Deus é eterno e justiça é a base dele.

Quem está montado em você no caminho para a Nova Jerusalém?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER