DEUS DA DIVERSIDADE

por Gustavo Chaves

Já ouviu falar sobre Acrópoles? Para facilitar, fica em Atenas Capital da Grécia. Acrópoles é um conjunto de templos localizado numa parte alta da cidade. O nome veio do grego que, traduzido, significa "cidade alta".


Hoje você encontra ruínas do que um dia foi belas construções. Paulo em suas viagens missionárias se revolta ao chegar em Atenas; ele havia se revoltado pela tamanha idolatria que dominava naquela cidade.

Segundo Petrônio, um escritor romano antigo, em Atenas era mais “fácil encontrar um deus do que um homem, já que cada portal ou pórtico tem um deus protetor”. O Panteísmo era predominante naquela cidade. Mas Paulo notou algo de positivo ali, a Bíblia diz que ele notou um altar que estava escrito "AO DEUS DESCONHECIDO"(At 17:23).

No restante de seu discurso Paulo mostrou os atributos e aspectos do Deus que ele apresentava. No fim, Paulo diz que Deus não levava em conta o tempo em que eles não sabia sobre aquilo. Logo, ele apelou para que todos se arrependesse, pois Deus estabeleceria um juízo. Da multidão que ouvira ele ums escarneceram e outros creram.

Não muito diferente as comunidades indígenas também é cercado pelo panteísmo. Tupã, entidade divina dos tupi-guaranis, é um exemplo. Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Lembra alguém?

Uma comunidade indígena no Amapá conheceram o evangelho. No ano de 1965 uma casal missionário chegou até a comunidade e ali permaneceu cerca de uma década. Muitos ali conheceram a verdade a respeito sobre de quem era Deus e decidiram converter para Seu evangelho.

O Espírito Santo que foi prometido por Jesus, antes de sua ascenção, seria responsável a nos guia à toda verdade. Isaías 45 diz que toda língua reconheceria o senhorio de Deus. Deus não faz acepção de pessoas, o desejo Dele é que todos nós cheguemos ao pleno conhecimento da verdade, que tenhamos a chance de nos arrepender e morarmos com Ele no Céu.

O Deus que conhecemos Ele é tudo; Ele é pluralidade na singularidade. Ele se apresenta de várias formas e ama à todos com um amor infinito! 

Você já conhece o desconhecido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER