O PENSADOR

por Gustavo Chaves

Você gosta de filosofia? Você já ouviu falar sobre Friedrich Nietzsche? Ele foi um grande filósofo e pensador do século 19. Era também um hábil crítico. Suas críticas se estendiam à todos os âmbitos da vida.


Tal homem é amado principalmente no mundo filosófico. Suas idéias reverberam até os nossos dias. Por sua vez, ele é muito odiado no mundo religioso que, até hoje, tentam rebater suas acaloradas críticas.

Ele foi o responsável por tornar famoso o pensamento “Deus está morto”. Muito contestado e pouco compreendido ele traduz o declínio que, em sua época, o cristianismo vinha apresentando. A religião havia perdido terreno em um campo que outrora tinha forte influência nas áreas científica, cultural e moral.

Ele também é responsável pela frase "A vida acaba onde o 'Reino de Deus' começa". Nessa crítica, não tão famosa quanto a anterior, ele comenta sobre a perspectiva que os cristãos, de sua época, tinham em mente perder essa vida em troca de outra.

A princípio, os Evangelhos e o próprio Jesus apoiam essa idéia. Mas em uma visão mais ampla o filósofo quis dizer que os cristãos almejam tanto a vida porvir que esquecem ou se privam de viver a atual vida. Aparentemente, Deus parece destruir nossa vida para nos dar outra. Será que é isso mesmo?

Ao contrário desse pensamento, Deus não é destruidor de sonhos, pelo contrário, Ele é um potencializador de sonhos. Quando Cristo chama um pescador para ser seu seguidor Ele diz: "Siga-me e eu vos farei pescadores de homens". Jesus não omite o que Seu discípulo era, mas transforma ele naquilo que Deus deseja.

Com relação ao reino, Cristo disse que o reino já está em nós. E o que acontece com nossa vida? O mesmo Cristo disse que veio para nos dar vida, e mais, em abundância. Não precisamos agora pararmos de viver aqui à espera da vinda do céu. O reino começa onde Deus está, e se o Espírito Santo estiver dentro ti você estará no paraíso!

O céu é Jesus e onde Ele estiver o céu será ali!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Liturgia de um Culto Familiar

HOMOSSEXUALIDADE E A BIBLIA #06 - CORÍNTIOS E TIMÓTEO: PROSTITUIÇÃO MASCULINA E DEVASSIDÃO

Quem você é quando ninguém está vendo?

SUPER CHOQUE

UNA MIRADA MÁS PROFUNDA A LA ORDENACIÓN DE LA MUJER #04: MARIDO DE UNA SOLA MUJER